Dor e desconforto nos pacientes de Miastenia Gravis

Foi relatada na Semana de Biotecnologia (1 de dezembro de 2004) que uma percentagem significativa de pacientes com MG sentem dor como um "resultado" da sua doença.

A dor associada com miastenia gravis (MG) tem recebido pouca atenção. A pesquisa seguinte implicou uma revisão da literatura de 174 casos publicados. Os estudos que foram analisados para a inserção de "dor" na descrição dos sintomas. Dos 174 estudos de casos, 26% relataram sintomas relacionados à dor.

Os pesquisadores Dr. Milind Kothari, e Dr. Kevin Scott, disseram ficar surpresos com "um grande número de entrevistados/pacientes, que relatam sentir dor associada a doença... É muito surpreendente ... Ficamos surpresos ao ver que 50% dos pacientes relatam ter dor significativa como resultado de sua doença, com mais de um relato por trimestre de dor com  intensidade moderada ou superior.

A dor não é comumente associada com esta doença. O aspecto surpreendente dos resultados da pesquisa, é que os médicos dos pacientes em geral, não estão cientes de que seus pacientes sentem dor e, a falta de consciência do médico sobre a dor do paciente resulta em fracasso para tratar a mesma."
Além disso, estudos utilizando o SF-36, uma ferramenta de medição utilizada para avaliar o impacto da doença, indicam que a dor física tem um impacto negativo sobre o humor e qualidade de vida em pacientes com MG.

Quanto mais avançada estiver a MG, conforme indicado pela escala de Osserman (Veja a tabela),  mais provável é que a dor irá interferir com a qualidade de vida do paciente.
Estudos de casos MG mencionam desconforto e dor e, no entanto, a dor não é rotineiramente abordada por profissionais de saúde que cuidam dos pacientes com MG, o que prejudica o tratamento e as vezes até mesmo o diagnóstico.

DEPOIMENTOS

"Eu acabo de confirmar que eu tenho miastenia grave (MG). Tudo começou com uma tampa olho direito caídas. Eu também ficava extremamente cansado. Eu tive um pouco de dor no braço esquerdo por vários meses antes da queda da pálpebra! Estou agora em Mestinon e estou lidando com os efeitos colaterais!"

"Minha mãe foi diagnosticada com miastenia grave com a idade de 73. Ele progrediu de ocular para geral. Ela esta muito fraca. Ela tem dor o tempo todo".  

"Quando fui diagnosticado com miastenia grave, eu tinha visão dupla no olho esquerdo. Cinco anos mais tarde, eu ainda tenho problemas de visão, mas sinto que eu tenho mais dor em meus braços do que fraqueza. Eu tomo minha medicação todos os dias, mas ultimamente, a minha visão parece estar piorando".



Referencias: Mestrado em Enfermagem Universidade do Estado de WASHINGTON (Angelia Homer 2007); site: http://www.newswise.com/
Depoimentos da net

Comentários

  1. Tive o diagnóstico de miastenia há mais ou menos 8 anos.Sentia dores intensas na musculatura das pernas, braços e tórax. Ouvi de um médico: miastenia não dói. Hoje as dores diminuíram bastante, mas não passaram por completo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia, eu também sinto bastante dor, resolvi fazer a pesquisa sobre o tema depois de ouvir de várias pessoas MG não dói, eu sabia que isso não era verdade. Hoje estou tomando Prednisona e Mestinon, mas também tomo multivitamínico, ferro e vitamina D, depois que comecei a tomar as vitaminas as dores melhoraram bastante. Os exames mostraram que eu tinha deficiência de várias vitaminas e ferro.
    As vezes até consigo fazer execício e caminhadas, mas quando estou muito cansada ai a dor ataca e tenho que descansar, do contrário a dor não passa nem com remédio.
    Fale com seu médico, talvez as vitaminas possam te ajudar também, mas quando a dor apertar a dica é repouso.
    Beijo
    Fica bem

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Essas dores são semelhantes às que sentimos quando o músculo é bem exigido, como quando fizemos exercícios intensos?

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que sim, é uma mistura de dor e cansaço, e com o calor fica muito pior.

    ResponderExcluir
  5. A miastenia causa dores devido os intensos esforços que nossos músculos estão submetidos para as simples tarefas. Sinto muitas dores no corpo, na coluna e alteração de humor com episódios de déficit de atenção (devido sintomas físicos incomodarem)

    ResponderExcluir
  6. Tenho miastenia há dez anos. Sentia muita dor nas pernas, torax é braços mas os médicos diziam que miastenia não dói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia,
      A dor não é comumente associada com a doença, mas como a pesquisa mostra, muitos médicos não estão cientes de que seus pacientes sentem dor e, a falta de consciência do médico sobre a dor do paciente resulta em fracasso nos tratamentos.
      Eu também tenho miastenia a 10 anos e sempre escutei que não dói, por isso resolvi pesquisar a gente tem que buscar, pois os médicos ainda sabem bem pouco sobre a doença.
      Boa Sorte
      Beijo

      Excluir
  7. Descobrir que estou com miastenia tem umas três semanas, eu sentia todos os sintomas mais eu achava que era pq eu estava fraca, pois tinha feito uma histerectomia( a cirurgia tem dois anos que fiz), esse ano senti outros sintomas como engasgando com água e comida, fiz um exame chamado eletroneuromiografia, e foi detectado uma alteração, fui ao neurologista e estou tomando mestinom, hoje estou com dores no corpo e é dificil conviver com essa doença.

    ResponderExcluir
  8. Olá, é uma doença difícil, eu já tenho 10 anos de diagnóstico.
    Mas a gente consegue, é importante sempre buscar informações sobre o que pode e o que não pode, busque grupos no facebook, tem bastante informação. E tome cuidado com o que dizem os médicos, tem médico muito bom, médico muito ruim e tem os desenformados, é sempre bom estar sempre buscando e sabendo mais sobre a doença.
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  9. Eu descobrir vai fazer dois meses, tem dias que eu estou tão cansada tão fraca, tomo mestinon, e dificil viver com limitações que eu não tinha e agora tenho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário